sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Itanhaém irá coordenar implantação de Agência de Águas da Baixada
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
ImprimirImprimir
Representante da Cidade vai atuar na instalação do órgão que gerenciará recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e o arrecado
A Baixada Santista irá contar com uma Agência de Águas, que irá gerenciar a aplicação dos recursos captados para o Fundo Estadual de Recursos Hídricos. E Itanhaém vai participar diretamente na coordenação do trabalho de implantação do futuro órgão.
O assessor jurídico ambiental da Prefeitura, João Paulo de Barros Monteiro, participa diretamente da coordenação da implantação da futura Agência, que deve ter seu formato definido até o segundo semestre de 2012. A expectativa é de que a região passe a arrecadar cerca de R$ 10 milhões, incluindo o Fehidro e a cobrança pelo uso da água. Esse trabalho será desenvolvido em conjunto com o Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista.
O primeiro passo dado nessa direção foi a contratação de uma empresa de consultoria, que vai fazer estudos de viabilidade técnica, administrativa e financeira, para definir o melhor formato para a futura agência, que poderá ser uma autarquia, uma fundação ou uma associação, por exemplo.
E a escolha de Itanhaém para atuar diretamente na coordenação desse processo teve uma razão clara: o Município conta com a segunda maior bacia hidrográfica do Estado. O prefeito João Carlos Forssell foi presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas em duas ocasiões, comprovando a importância da Cidade no contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário